Conheça o México e seus principais picos

O México possui mais de 9mil quilômetros de linha costeira com inúmeros picos de surf espalhado por todo o seu território, oferecendo diversão garantida para todos os níveis de surf o ano todo, mas é entre junho e agosto que a costa Mexicana recebe as melhores ondulações e lá se encontram os surfistas do mundo todo para surfar a famosa onda de Zicatela em Puerto Escondido. Neste material vamos focar na região de Oaxaca, claro que isto será apenas uma palhinha, pois se listássemos todos os picos que o México oferece você iria ficar muito tempo lendo isto e perderia alguns dias de surf… E claro que não queremos isto.

Principais regiões de surf no México:

mapamex
mapamex2

Foto: wannasurf.com

PUNTA COLORADA – Uma praia que fica ao norte de Puerto Escondido a cerca de três horas e meia de carro é uma onda onde a maioria surfa bodyboard. Estilo Itacoatiara com muitos tubos e rampas pra poder decolar. A onda se forma e quebra praticamente na areia, e funciona para ambos os lados, direita e esquerda. Dizem ser um parque de diversões para os bodyboarders. Segura até 6 pés de onda.
CHACAUA – É um point break ao norte de Zicatela com ondas constantes. O verão oferece as melhores ondulações e condições para o surf, a melhor direção do vento é de norte e noroeste e com direção do swell de sudoeste para sul. A onda não é tão propícia para pegar onda de Bodyboard, Ideal para que curte ondas um pouco mais cheias e não tanto tubular é uma direita bem longa.
ZICATELA – Um dos melhores beach breacks do mundo. Quando entram as grandes ondulações, as condições de surf são extremas, recomendado somente para profissionais ou atletas bem preparados. Sua famosa esquerda (Mexican Pipe) forma um grande e extenso tubo.

Em contrapartida sua direita forma um grande e extenso tubo com suas famosas baforadas. Com certeza essa é uma das melhores, potentes e perigosas ondas do mundo.

zica1
Pico: Zicatela Foto: Luciano Sombrio

LA PUNTA – No final da praia de Zicatela, do lado esquerdo, fica La Punta, uma esquerda que pode quebrar bem grande, dependendo do tamanho do swell. É uma boa opção para os finais de tarde e para que não está com o melhor preparo para as ondas de Zicatela, as ondas são bem mais tranquilas que as do beach break.

puntamex
Pico: La Punta Foto: Luciano Sombrio

LA JOLLA / BARRA DE LA CRUZ – Onda que ficou conhecida no Famoso no Campeonato do WT da Rip Curl, hoje é um pico com bastante crowd, de qualquer forma, vale a pena a visita, apesar de ser um pouco inconstante, fica a mais ou menos duas horas de Puerto Escondido.

Ao sul de Puerto Escondido fica o pico de Salina Cruz o acesso às ondas nesta região é difícil e por causa da variedade das condições de swell, vento e maré, um guia de surf experiente é essencial. É preciso também alugar um carro 4×4 e os surfistas locais não são muito amigáveis aos surfistas estrangeiros que vão sem um guia local.

 salinasmex
Pico: Salina Cruz  Foto: Luciano Sombrio

Salina Cruz é uma cidade mexicana industrial onde não existe hotéis 4 ou 5 estrelas. O surf nesta região agrada aos surfistas com certo surfe no pé. Há muitas ondas rápidas e ocas. O crowd na região ainda é bem tranquilo, existe uma grande possibilidade de surfar sem ninguém por perto. De Puerto Escondido para Salina Cruz são 250 km e aproximadamente 3h 30min de viagem, os principais picos da região são:

PUNTA CHIPEHUA – Pico de difícil acesso, no point break rola uma direita que quebra na frente de pedras. No beach break a melhor opção é na maré seca para enchendo, o pico não é muito protegido do vento.
PUNTA CONEJO – É uma onda clássica de point break, onde se pode chegar a surfar 500m numa  onda só. O swell tem que ser forte de Sul.
LA VENTOSA – Beach Break muito constante que quebra melhor com swell médio e maré seca. Muitos picos espalhados pelo meio da praia, uma boa opção para se surfar com menos gente.

Vale citar também alguns picos mais distantes da região de Puerto Escondido:

PUERTO VALLARTA – É sem dúvida um dos melhores picos do México, e o que é melhor, o crowd é praticamente zero, você surfará as ondas de maior qualidade no solo mexicano. Puerto Vallarta é o lar de alguns dos melhores spots de surf em todo o México. Banderas Bay e o Oceano Pacífico oferecem ótimas ondas durante todo o ano para todos os níveis, do iniciante ao especialista. Puerto Vallarta fica aproximadamente 1.600km de Puerto Escondido
RIO NEXPA – Os 500 Kms de costa que se estendem de Barra de Navidad no Estado de Jalisco até Ticla e Rio Nexpa no Estado de Michoacan, escondem uns dos melhores picos de surf do México.
LOS CABOS – Outra ótima opção de surf no México é a área de Los Cabos, localizada no final da Baja Califórnia. Possui duas regiões para o surf, a do Pacífico e a parte do Mar de Cortez.

salina2mex
Pico: Secret Salina Cruz – Foto Luciano Sombrio