,

Mantenha a remada em dia mesmo longe do mar.

Como se preparar para uma surf trip!

Autor: Daniel F. Godoy

O sonho de todos os surfistas é sair pelo mundo, percorrendo diversas praias, podendo surfar as melhores ondas possíveis. Curtir belas paisagens, interagir com novas culturas, fazer amizades e conviver diretamente com a natureza.

Infelizmente nem todos conseguem ter esta disponibilidade, ainda mais os que moram em cidades longe do litoral, tendo que restringir seus momentos de prazer no surf por alguns dias durante o ano, principalmente para aqueles surfistas mais maduros, com compromissos profissionais e familiares bem enraizados.

Tornam-se frequentes os casos de surfistas frustrados com seu desempenho no mar, sejam nos finais de semana ou em surf trips. Muitos se frustram por não poderem aproveitar aquela sessão de surf épica como gostariam, entram em fadiga muscular muito rápido, perdem ondas fáceis, ou não conseguem se manter em picos que exigem uma remada constante. Como consequência, acabam até abandonando o surf devido a sua decepção esportiva, que às vezes vem unida de lesões musculares frequentes. Isto poderia ser resolvido facilmente através de uma preparação física frequente, com no mínimo duas vezes por semana de treinos que se aproximem ao máximo da realidade do surf e aperfeiçoem as valências físicas necessárias ao bom desempenho do surf.

Mas nem tudo está perdido, em Porto Alegre existe desde 2007 um programa de treinamento físico para surfistas urbanos em uma grande instituição universitária, que visa a melhora da performance deste público. O programa se desenvolve baseado em atividades aquáticas, tendo como carro chefe a natação, por ser o meio mais próximo com a prática do surf. Além de manter o convívio com a água, os surfistas ainda podem trabalhar as principais valências físicas do esporte, como resistência e potência muscular, fundamentais para um bom desempenho no surf, pois os gestos motores da natação se assimilam muito ao surf.

Junto a isso, também são realizadas atividades na piscina com pranchas de softboard, para aproximar ainda mais a realidade do surf, onde se objetivam as valências especificas do surf, como resistência, força e potência de remadas com os mais variados tipos de materiais para a prática da natação, treinos de joelhinho e drop nas pranchas, bem como treinos constantes de apneia dinâmica e estática.

A periodização dos treinos é montada conforme o objetivo geral dos alunos, onde estipulamos dois momentos de ápice nas intensidades de treino durante o ano, desta forma os alunos conseguem se manter bem condicionados durante o inverno e verão sem entrar em over training.

Nós recebemos diversos perfis de surfistas, homens e mulheres, profissionais, amadores, experientes ou iniciantes. Todos são muito bem vindos e com certeza verão rápido os resultados. Os treinos acontecem todas as terças e quintas, em três horários distintos, 17h, 20h e 21h, em piscina de 50 metros, coberta e climatizada, o local ainda dispõe de amplos vestiários, estacionamento e lancheria. Interessados podem agendar aulas experimentais ou entrar em contato através do e-mail Daniel.godoy@acad.pucrs.br.

outras histórias

Agendow