[email protected]     (48) 3254 4035     (51) 3028 6144     (11) 4063 3940     (41) 4063 9644     (21) 4063 5153     (48) 99167 6398

Costa Rica

O surf na Costa Rica é muito procurado por surfistas de todas as idades e exigências. Como o próprio nome já diz, a Costa Rica é um país rico em belezas naturais e de praias muito bonitas. O clima tropical, altas ondas e um povo acolhedor esperam por você. Não é por menos que o lema da Costa Rica é “Pura Vida”.

Por ser banhando pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe, a Costa Rica tem boas ondas em qualquer época do ano. Entre os meses de novembro a março o lado do Caribe e o Norte da Costa Rica (tamarindo e região norte) recebem as melhores ondulações, enquanto nos meses entre abril a novembro a Costa do Pacífico, que vai desde Pavones até Playa Negra (Sul de Tamarindo) costuma quebrar com mais tamanho devido as tradicionais ondulações de sul que atingem o Pacífico.

Pavones

Uma das ondas mais famosas, e não é a toa, da Costa Rica, está localizada no lado do Oceano Pacífico, no sul do país. O acesso de carro já foi pior, mas agora está razoavelmente fácil de se chegar a praia. Ainda assim, sempre sugerimos o aluguel de um 4×4 para quem visita a Costa Rica.

É um point break de  esquerda, longa, rápida e manobrável que inicia seu recorrido em uma boca de rio e pode chegar até a Playa do Los Botes, que chega a aproximadamente 1km. É muito raro conseguir surfar toda a extensão da onda, somente em seus dias clássicos onde todas as seções se conectam e com bom conhecimento do pico.

Para se surfar essa onda é preciso imprimir velocidade e aproveitar o máximo da base e do lip para passar as seções, é  de cansar as pernas. É uma onda que não deve nada a qualquer um dos melhores point breaks do mundo. E também por isso costuma ter bastante crowd. Muitas vezes chega a ter gente demais. Mas com um pouco de paciência e respeito com certeza você vai pegar altas ondas nesse pico.

Não é qualquer ondulação que faz essa onda funcionar. É preciso que entre uma ondulação de sul, com um período longo ou com um tamanho acima de 4 pés.  O fundo é de pedras.

San Jose

Capital da Costa Rica e uma cidade bem grande, que inclusive pode ter bastante trânsito em alguns horários. Muita gente acaba passando a primeira ou última noite na cidade, pois algumas praias ficam a aproximadamente 4 horas de viagem. Pode ser uma boa opção para descansar na chegada ou, dependendo do horário do voo de saída, já chegar com um dia de antecedência para não fazer nada com pressa.

Uma sugestão da agência é se hospedar no bairro Escazu, que é um bairro tradicional e os hotéis são um pouco mais em conta do que as grandes redes hoteleiras que ficam próximas ao aeroporto. Escazu é um dos bairros nobres e oferece um clima bem legal, onde é possível caminhar pelo bairro em busca de restaurantes e lojas de rua.

Playa Hermosa

Essa praia é muito indicada para quem vai começar a viagem pela Costa Rica. Pois é relativamente próxima de San Jose, tem uma boa estrutura de hospedagem e alimentação, fica próxima de Jaco e principalmente é bem constante.

O surf em Playa Hermosa é constante, funciona com quase todas as direções de swell e marés. É uma beach breack com grande extensão e proporciona surf em diferentes picos, conforme o dia, rolam ótimos tubos na maré baixa. Uma das características principais dessa praia é a areia preta.  Converse com nossos agentes de viagens e  reservaremos uma pousada de frente para as ondas!

Malpais

Alguns guias de surf consideram esta região como parte do pacífico norte, que vai desde Malpais até o norte de Tamarindo. No entanto, devido a distância destas duas praias e as estradas que ligam ser em boa parte de chão batido, costumamos dividir em duas áreas diferentes. Uma vez que é um lugar com um encanto que vale a pena deixar alguns dias para ser aproveitado. Se você sair de San Jose ou Playa Hermosa o tempo de viagem é praticamente o mesmo, aproximadamente 3h de estrada + 1h30min de ferry boat (cuidado com os horários do ferry). Boa parte desta estrada é feita em chão batido, por isso não recomendamos chegar no país e ir direto de San Jose logo no primeiro dia.

O que chamamos de Malpais na verdade corresponde a 3 praias que mau se percebe, onde acaba uma e inicia a outra: Malpais, Playa Carmen e Santa Teresa. Como o acesso não é os melhores e não é um ponto de passagem entre uma cidade e outra, a região preserva uma natureza exuberante, com vegetação nativa e pouca exploração turística por parte das grandes redes hoteleiras. Porém, há vários hotéis e bangalôs em meio a natureza, com sofisticadas opções de restaurantes e hotéis.

Esta é uma região com boas ondas e tem uns 4 lugares diferentes para surfar, alguns com fundo de areia, pedra e coral. Funciona tanto com ondulação de sul como ondulação de norte, mas quando o mar está muito grande não fica com condições ideais. Saindo destas praias em direção ao norte, é possível encontrar praias com areias bem brancas e piscinas naturais feitas pelo coral. Quando o mar está grande, aqui pode ser uma opção de ondas.

Tamarindo

Playa Tamarindo está localizada na costa norte do Pacífico, na província Guanacaste. Esta praia é um dos destinos turísticos mais belos e famosos da Costa Rica, com uma grande variedade de hotéis, bares, discotecas, restaurantes e lojas de moda. Tudo isto e muitas coisas mais o convertem em um lugar cheio de sabor, cor, beleza natural e com uma vida noturna intensa.

A praia possui águas tranquilas e muitos barcos, é perfeito para aulas de surf e quem está iniciando.

Tamarindo tem aproximadamente 2.000 habitantes, diversos restaurantes e hotéis localizados na beira da praia (ex. Tamarindo Diriá) ou no alto da colina com ótima vista para o oceano. Por ser o local com mais fácil acesso (estradas pavimentadas) e aeroporto próximo, é uma cidade com muito agito e às vezes isto pode ser um pouco em excesso para algumas pessoas. Por isto, já recomendamos bons hotéis em áreas privadas, assim se aproveita apenas a melhor parte.

Para quem está em Tamarindo e busca mais tranquilidade, há diversas praias que oferecem isto a poucos minutos de carro. Por exemplo, Playa Negra, que fica uns 30 minutos ao sul, é uma das direitas mais perfeitas do país e quebra sob uma bancada de coral. Entre Playa Negra e Tamarindo está Avellanas que é um ótimo lugar para passar o dia em uma praia tranquila, em meio a muita natureza e ondas fáceis de surfar.

Caribe

Apesar da costa do Caribe da Costa Rica ser bem extensa, a parte norte da região é uma área de preservação ambiental e pouco explorada pelo turismo. O turismo no lado do Caribe se concentra principalmente entre as regiões de Puerto Limón até Puerto Viejo de Talamanca. Apesar de ser o mesmo país, a cultura e o estilo das pessoas lembra outras ilhas do Caribe, no estilo “rastaman” e “reggae night”.

A melhor época para prática de surf é entre novembro à março, quando as ondulações atingem a costa caribenha. A diferença para a outra costa é que vários dos picos de surf são com fundo de coral. Entre um pico e outro de surf, há praias protegidas com água cristalina e quente, ideal para o banho de mar. A onda mais famosa da região é Salsa Brava, uma direita forte que quebra sob uma bancada de coral. Outras ondas conhecidas são Cocles, Isla Uvita, e Puerto Viejo.

A vila de Puerto Viejo de Talamanca é a mais badalada e com maior estrutura de restaurantes e o clima que lembra muito a Jamaica. Falando nisso, se você sentir-se em uma praia jamaicana, faz sentido. Os primeiros moradores a se instalarem na região, no século 19, vieram da Jamaica para trabalhar na construção da linha de trem para escoar a produção do café. Com eles, trouxeram esse clima “no stress”, uma certa tendência para o hedonismo, o gosto pelas festas animadas e pelo reggae.

Para facilitar a viagens dos nossos clientes e garantir que estejam no local certo no momento do sweel, trabalhamos principalmente com 4 tipos de pacotes de surf na Costa Rica. São eles:

Pacote Surf Open Voucher

Os pacotes chamados Surf Open Vocher você já sai com o pacote completo, porém possibilita ao cliente escolher a hospedagem e a praia que querem ficar durante viagem. Neste pacote inclui um veículo 4×4, um celular para ligações gratuitas dentro da Costa Rica e uma relação com diversos hotéis do país. Sem dúvida esta é a opção que melhor atende aos surfistas e turistas que visitam o país.

Pacote Fly and Drive

Nesta opção o cliente sai somente com as 3 primeiras noites de hospedagem previamente reservada em um único hotel e o restante livre para contratar o hotel durante a viagem. Esta opção é bastante utilizada para quem tem como prioridade o menor preço possível ou prefere se hospedar em hostel ou pousadas bem simples.

E vá para surfar sem se preocupar com a qualidade ondas: você vai poder sempre buscar as melhores ondas, as melhores praias dirigindo um 4×4.

Pacotes com roteiros definidos:

Para aqueles que não pretendem passar muito tempo dentro de um carro, sugerimos um pacote com todas as noites em alguma região (ou dividido em algumas regiões) que ofereça boas ondas de acordo com período do ano. Esta opção também é bastante utilizada entre metade de dezembro até o final de janeiro, que devido a alta temporada, muitos hotéis não possuem disponibilidade para reservas com pouca antecedência.

Consulte nossos consultores de surf que saberão lhe dizer com toda a segurança qual é o melhor lugar para você ir de acordo com o mês da sua viagem.

Pacote com Surf Guide (Guia de surf Brasileiro)

Além dos pacotes convencionais, você poderá contratar um pacote com acompanhamento de um surfguia brasileiro durante a sua estadia. Este pacote é ideal para quem viaja sozinho, pois não será necessário alugar um veículo.

A Costa Rica é um país bem grande e possui atrativos turísticos e boas ondas pelos 4 cantos, por isto sempre recomendamos a locação de um veículo para oferecer mais liberdade e de certa forma economia, pois somente o custo do transfer até algumas cidades custam o valor do veículo.

Quer entender um pouco mais da Costa Rica para planejar sua viagem?

Para isso, criamos o Guia Prático de Surf na Costa Rica. Baixe agora.

Conheça nossos pacotes de surf trips para Costa Rica.

Acesse abaixo para escolher o seu e entrar em contato com nossos especialistas em surf trips.

 

Solicite um Orçamento

  • Campos marcados com * são requeridos

 

Entre em contato agora mesmo
Enviar Mensagem